Permalinks: O endereço do conteúdo do WordPress

O endereço do conteúdo do seu website é importante. Um endereço bem elaborado pode ajudar a indexar o conteúdo nos sistemas de busca. Um endereço bem elaborado pode ajudar as pessoas a lembrarem do conteúdo.

Configurar a estrutura de Permalinks é importante no WordPress.

Cada instalação de WordPress tem sua configuração padrão, mas é possível personalizar estas configurações de forma a deixar com que o post ou página seja um URL perfeito.

O endereço do conteúdo precisa conter as palavras principais do conteúdo. Se seu conteúdo fala sobre um produto ou serviço, o nome deste produto ou serviço precisa estar no endereço.

Quando você escreve o título de um post ou de uma página no WordPress, o WordPress gera automaticamente o link permanente do conteúdo. Você pode otimizar este link permanente para que fique melhor de interpretar por humanos e sistemas de indexação.

É sempre possível otimizar o endereço do conteúdo e deixar ele mais interessante, veja algumas dicas de como ter um endereço de conteúdo otimizado:

  • mantenha o endereço curto (não mini, mas de um tamanho aceitável)
  • coloque os principais termos no endereço (as palavras que literalmente representam o conteúdo)
  • evite números no título, se necessário coloque por escrito
  • mantenha as palavras genéricas ou precisas sobre o assunto

É também muito importante preparar o endereço do conteúdo antes de publicar o conteúdo. Se você publicar o conteúdo, dependendo de como o seu WordPress estiver configurado, talvez ele imediatamente transmita e compartilhe o conteúdo em redes sociais, listas de mailing, entre outros formatos. Após esse compartilhamento, se você mudar o endereço do conteúdo as pessoas irão acabar chegando em uma página de erro, de endereço não localizado ou alguma dessas mensagens que muitas vezes faz com que as pessoas desistam de acessar o site. Mesmo que sua página de erro tenha um formulário de busca no conteúdo do site, nem sempre, ou melhor, muito raramente as pessoas vão fazer uma busca pelo conteúdo. Será mais facil pra elas irem para um sistema de busca e fazer a pesquisa.

Espero ter ajudado você um pouco a compreender como os endereços dos conteúdos são importantes.

WhatsApp chat