Troca de Servidores e a importância do Backup

Serviços de hospedagem não são todos iguais, por este motivo é muito importante ficar atendo a qual serviço de hospedagem você está contratando para colocar o seu website.
Muitas vezes o barato pode sair caro.
Você pode acabar hospedando seu website em um servidor que tem um sistema que dificulta o backup dos arquivos do seu website, impedindo uma migração fácil para outro servidor. Alguns dos servidores mais conhecidos no Brasil tem esta prática. Isso faz com que, depois de estar dentro do servidor, o cliente tenha de pensar mais de uma vez em trocar de servidor, principalmente se o cliente não tem conhecimento técnico para fazer um backup e depois restaurar este backup no servidor novo.

Trocar de servidor pode se tornar uma grande dor de cabeça

Se você está em um servidor que não tem ferramentas inteligentes de backup você pode acabar tendo uma tremenda dor de cabeça, pois a forma como o WordPress funciona é dependente de poder ter acesso direto a pastas, criar nova pastas e ações que, se você fizer um backup fazendo download dos arquivos e pastas por FTP por exemplo, você acaba perdendo estas configurações. No final, talvez você tenha de manualmente reestruturas as permissões de acesso e escrita das pastas para que o seu WordPress retorne a funcionar normalmente.
Existem ainda aqueles servidores que apenas permitem você acessar o WordPress diretamente pelo login do site sem aceso remoto direto aos arquivos de forma alguma. Isso pode tornar a troca de servidores ainda mais complicada.

Por estes motivos, a escolha de servidores onde colocar o seu website se torna um ponto estrategicamente importante, pois interfere diretamente em ter um site com continuidade independente de serviços de hospedagem.

cPanel

Em meus longos anos trabalhando com sites, e tendo de lidar constantemente com este problema, fazendo migração de servidores de clientes para os servidores da agencia, ou até mesmo fazendo migração de sites de um servidor para outro, o formato que mais funcionou para mim sempre foram os servidores com cPanel.

O cPanel tem uma ferramenta muito interessante que é o Backup da conta. Ou seja, a ferramenta faz um backup completo e inteiro da própria conta de hospedagem, que então pode ser carregada em outro servidor cPanel e restaurada. Neste processo não se perde absolutamente nada e geralmente a conta é restaurada com todas as configurações, inclusive as mais importantes para o site, que são as configurações de permissões de pastas do WordPress.

Aqui no WPTutorial, temos uma parceria com o Hostinger, onde você pode colocar o nosso código (WPTUTORIAL) e ainda receber 10% de desconto na sua hospedagem. O Hostinger utiliza cPanel em sua hospedagem, portanto é um daqueles servidores que você não terá problemas se decidir sair, e  também é um serviço de hospedagem que é bom para quem está saindo de um serviço de hospedagem cPanel por qualquer motivo.

Serviço de Migração

Se você esta trancado em um servidor de hospedagem por causa dos problemas que estes servidores oferecem, há sempre profissionais que você pode chamar para resolver. Se precisar, pode entrar em contato comigo, terei o maior prazer em ajudar fazendo o serviço de migração.

 

Opções de Backup

Existem alguns plugins e sistemas que executam backups externos do seu website que você poderá instalar ou contratar para tentar evitar este tipo de restrição, mas claro, tudo isso significa investimento e muito espaço adicional de hospedagem ainda mais se seu site for grande.
Vou cobrir algumas destas ferramentas e opções de backup em um próximo post aqui no website.

 

Deixe uma resposta

WhatsApp chat